Você é seguidor(a) de N°

segunda-feira, 11 de abril de 2011

[leia] PT inicia debate sobre Reforma Política


A deputada Fátima Bezerra esteve neste sábado (09) participando das reuniões dos pólos regionais do PT no oeste, médio-oeste e alto-oeste. Pela manhã, Fátima esteve em Mossoró na reunião do pólo Oeste, onde pode repassar para os petistas da região os informes da Direção Nacional do PT a cerca do debate da Reforma Política. Mossoró será uma das cidades que o PT fará um seminário sobre a reforma, a data ainda não está definida.

Pela tarde Fátima deu início ao ciclo de Seminários sobre Reforma Política que o PT vai fazer durante o primeiro semestre de 2011. A primeira cidade á receber o seminário foi Apodi, onde militantes, simpatizantes, dirigentes partidários, parlamentares e gestores como Salomão Gurgel debateram com Fátima e com a professora da UFRN Brasília Carlos sobre o posicionamento do Partido dos Trabalhadores em relação á Reforma Política.

O debate girou em torno do seguinte eixo “Quais os motivos para se fazer uma Reforma Política no Brasil?”. Fátima comentou sobre o evento “As distorções mais graves que vivemos hoje no Brasil em relação á legislação eleitoral advêm do não financiamento público de campanha e do abuso do poder econômico nas disputas eleitorais, que vem transformando a campanha cara, afastando o povo da política e incentivando a corrupção”.

O Partido dos Trabalhadores está trabalhando sua proposta de reforma política baseada em alguns eixos como o financiamento púbico de campanha, a fidelidade partidária, voto em lista pré-ordenada flexível entre outros. O PT também defende o voto universal e é contra do voto distrital e distritão, neste sistema cada deputado ou vereador é eleito em um determinado distrito por voto majoritário, permitindo que minoria com 49% dos votos de cada um dos distritos venha a ser excluída do parlamento. Esse sistema tende á privar minorias significativas de representação parlamentar e cria condições para que minorias sociais se façam representar por maioria parlamentares.

Nenhum comentário: