Você é seguidor(a) de N°

quarta-feira, 6 de abril de 2011

[espaço do leitor] O Sapo e o Escorpião


Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. 
O escorpião vinha fazer um pedido:

"Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?"

O sapo respondeu: "Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralisado e vou afundar”.

Disse o escorpião: "Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos." 

Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. 

No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo. Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou:
"Por quê? Por quê?" 

E o escorpião respondeu: "Por que sou um escorpião e essa é a minha natureza".

Quando li essa passagem pela primeira vez há muito anos, fiquei inquieto e me perguntei o que ela realmente queria dizer. Não é tão difícil encontrar seu significado, basta você lembrar como é a natureza do ser humano. É de nossa natureza sermos bons e fazermos as coisas corretamente, mas, infelizmente, é da nossa natureza também seguirmos o caminho contrário.

Muitas vezes somos testados pelas situações que a vida nos apresenta. Deparamo-nos com diversos tipos de escorpiões durante a longa estrada da nossa existência. O que o texto nos mostra é que existe uma lógica evidente no ato de viver. Muitos já nascem da forma que serão para o resto da vida: bons ou ruins.

Se pegarmos um exemplo da bíblia, descobriremos que desde sempre o homem tentou explicar essa natureza humana: somos seres situacionais, mas na maioria do tempo, somos naturalmente bons ou ruins. “Não pode uma árvore ruim dá bons frutos”.

Por mais que tentem ou digam que são do bem e que irão fazer atos bondosos, as pessoas têm passado e já demonstraram de alguma forma se são potenciais candidatos a usar seu veneno ou não. Se você não vive de acordo com o que proclama, então você não é digno de receber uma carona para atravessar o rio. Ainda falando em bíblia, nesse mesmo documento encontramos a passassem de que falar e não ter sua prática casada com a palavra é algo extremamente desprezível: “muitos enganarão até mesmo os escolhidos”.

E para terminar, não podemos descobrir em curto prazo quem irá depositar seu veneno nas suas costas e deixá-lo sucumbir no rio enquanto, com o corpo paralisado, você implora por socorro.

Vem chegando um momento importante pela frente e é ai que devemos lembrar se, baseados nas atitudes de outrora, saberemos diferenciar aqueles que nasceram para utilizar seu veneno sobre todos nós e aqueles que merecem uma chance de mostrar a entrega de seu bem mais valioso: sua força de trabalho e ação em prol de muitos.

Bruno Coriolano
Twitter: @BRUNOCORIOLANO

5 comentários:

Anônimo disse...

o voto consciente é aquele que voce vota por muito dinheiro como os politicos faz

Anônimo disse...

os politicos estão certo os eleitores estão errado em 2012 todos os eleitores vão brigar por os politicos

Anônimo disse...

JÁ CONHECIA ESSA REFLEXÃO.

Anônimo disse...

JÁ CONHECIA ESSA REFLEXÃO.

Anônimo disse...

esse escorpiao é klinger ele prometeu liberdade e fortalecimento politico para todos que o ajudar-se mais fez justamente o contrario destruiu todos que esteve com ele na campanha, a diferença é que ele afundou só pois ninguem fica com ele e tomaremos o poder da mão dele.

assina o povo.