Você é seguidor(a) de N°

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

[leia] Emparn inaugura unidade de apoio a piscicultura em Apodi

Com atuação em pesquisas tecnológicas na criação de tilápias em gaiolas desde 1997, a Emparn vem transferindo a diversos grupos de pescadores técnicas desse cultivo com o intuito de estruturar a atividade pesqueira do Rio Grande do Norte.

Nesse sentido a empresa vem investindo em tecnologias e melhoramentos na atividade e amanhã inaugura na Base Física da Emparn, em Apodi, a Unidade Didática de Processamento de Peixes (UDPP-EMPARN).

A unidade dispõe de estrutura para treinamento em tecnologia de beneficiamento do pescado, além de auxiliar no beneficiamento da produção proveniente da Associação dos Aquicultores de Apodi - Aquapo e toda a produção da associação é destinada à venda local, para a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab

Na atividade pesqueira, a figura do pescador artesanal sempre esteve associada à camada mais pobre da sociedade e se caracterizava pelo baixo nível técnico empregado e de conhecimento e baixo poder aquisitivo.

Para mudar esse perfil, a Emparn capacitou um grupo de quarenta e cinco pescadores, formando um associação para permitir, depois de treinamento técnico e gerencial, a viabilização da piscicultura de forma contínua, a expansão da atividade e o fortalecimento da economia local.

Aproveitando o grande potencial hídrico do Estado, pois, embora territorialmente pequeno, o Estado conta com uma ampla rede de açudes públicos, com mais de 4.400.000.000m³, barragens e açudes privados, água subterrânea de qualidade em várias regiões e uma alta taxa de insolação anual que garante suprimento constante e elevado índice de energia para a realização do processo fotossintético, base da cadeia alimentar em ambientes aquáticos.

A sala de processamento fecha o ciclo das ações iniciais básicas necessárias à estruturação da cadeia produtiva da tilápia em gaiola, no município de Apodi.

Os principais passos no processo de estruturação do grupo produtivo foram: escolha dos pescadores; treinamento em sistema de cultivo intensivo de tilápias em gaiolas (fases de povoamento, berçário, criação - engorda - e despesca); treinamento em evisceração e filetagem de peixes e aproveitamento de aparas; treinamento em gestão de pequenos negócios; criação da Aquapo; aquisição de um kit feira junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura; formalização de contrato comercial junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para fornecimento de peixes às comunidades carentes do município.

O conjunto das ações desenvolvidas pela Emparn contou com o apoio técnico e operacional da Prefeitura do Apodi e do Sebrae/RN e com recursos provenientes do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e do Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Pesca e Aquicultura, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Estrutura aproveitará águas da barragem de Santa Cruz

O reservatório de Santa Cruz, situado na cidade do Apodi/RN, foi construído em 2002 e tem capacidade para acumular 600 milhões de m³ de água, em uma bacia hidráulica de 3.413 hectares. Foi projetado para perenizar o rio Apodi/Mossoró e possibilitar o abastecimento urbano e a irrigação de terras potencialmente produtivas da região.

Ao mesmo tempo, com uma grande quantidade de água barrada ao longo da sua bacia hidrográfica, este rio deverá se transformar em uma importante área de produção de peixes em gaiolas, pois esta forma de produção possibilita a incorporação de pequenos pescadores de forma eficiente, principalmente se organizados em associações ou cooperativas.

A proposta de mudança deste cenário vem sendo impulsionada pela Emparn, que vem desenvolvendo ações de transferência de tecnologias para a produção de tilápias em gaiolas para os pescadores da Barragem de Santa Cruz. A adoção dessas tecnologias possibilita uma maior eficiência econômica e melhoria da qualidade do produto, em células produtivas organizadas e autosustentáveis.

Fonte: OMossoroense

Nenhum comentário: