Você é seguidor(a) de N°

terça-feira, 14 de junho de 2011

[veja] 21 municípios do Vale do Jaguaribe estão em pé de guerra por um Campus da UFERSA

Pelo menos 21 cidades do Vale do Jaguaribe no Ceará estão numa luta ferrenha por um Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os prefeitos despertaram para a importância de ter um Campus da Ufersa depois do que viram em Angicos (RN) e que começa a acontecer em Caraúbas (RN). E, possivelmente o que vai acontecer em Pau dos Ferros. Não é só o investimento em infra-estrutura, mas a transformação destas cidades em pólos educacionais.

Além disto, segundo o professor Roberto Pordeus, tem o conhecimento científico desenvolvido pelos professores e estudantes ao longo dos anos que fica na região. Além destes fatores, a cidade com um Campus da UFERSA passa a ser vista com outros olhos pelos empresários, especialmente da Construção Civil e prestadores de serviços. Um Campus da UFERSA, segundo o reitor Josivan Menezes, está sendo o marco inicial de uma corrida pelo desenvolvimento destas três cidades.

E o mesmo poderia acontecer na cidade que consegui fechar com as demais para instalar o Campus da UFERSA no Vale do Jaguaribe no Estado do Ceará. O reitor Josivan Menezes tem dito que está pronto para iniciar o trabalho, mas antes quer os 21 prefeitos unidos e com o apoio da bancada federal e do governador do estado. Citou que para uma conquista desta magnitude é importante a mobilização política e ter em mãos um bom projeto. “O projeto nós temos pronto”, avisa o reitor.

De acordo com o site NoMinuto, cada campus precisa de aproximadamente R$ 25 milhões em investimento na infra-estrutura e por cada um dos seis cursos requer um investimento mensal de R$ 1,2 milhão. O Campus por si só já injeta muito dinheiro na economia e fortaleza o comércio, obviamente melhorando a arrecadação de tributos além de gerar empregos indiretos.

Estão certos os prefeitos dos municípios cearenses.

Nenhum comentário: