Deu em O
Globo
ApoDiário
comenta: Fica a dica aos que não
acompanharam a evolução da comunicação e teimam em acreditar que redes sociais
se restringem à manifestação de 5 a 10 gatos pingados. O raciocínio tem caído
por terra em Roma e em Natal.
Os
sinais de novidade já estavam visíveis durante a campanha eleitoral para o
referendo que decretou – na segunda-feira passada – uma nova derrota do governo
Berlusconi.
Foi
uma campanha sem comícios nem cartazes.
A própria
TV – que na Itália sempre teve papel central em todas as eleições – ignorou o
referendo. Também porque Silvio Berlusconi, chefe do governo e todo-poderoso dono
da principal rede de TV comercial do país, declarara que era melhor nem ir
votar. De nada adiantou.
Isso
porque a internet, em compensação, falou – e muito. Sites como Facebook,
Twitter e YouTube foram os grandes protagonistas de uma campanha eleitoral que
pela primeira vez na Itália foi feita sem a presença antiga e tradicional dos
partidos políticos.
E
que, ainda assim, teve um comparecimento às urnas de 58% do eleitorado,
garantindo a aprovação com a superação do limite mínimo de 50%. Desde 1995,
nenhuma consulta do gênero conseguiu atrair tanta gente às urnas.
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