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segunda-feira, 20 de junho de 2011

[leia] Redes sociais derrubam Berlusconi

Deu em O Globo

Os sinais de novidade já estavam visíveis durante a campanha eleitoral para o referendo que decretou – na segunda-feira passada – uma nova derrota do governo Berlusconi.
Foi uma campanha sem comícios nem cartazes.

A própria TV – que na Itália sempre teve papel central em todas as eleições – ignorou o referendo. Também porque Silvio Berlusconi, chefe do governo e todo-poderoso dono da principal rede de TV comercial do país, declarara que era melhor nem ir votar. De nada adiantou.

Isso porque a internet, em compensação, falou – e muito. Sites como Facebook, Twitter e YouTube foram os grandes protagonistas de uma campanha eleitoral que pela primeira vez na Itália foi feita sem a presença antiga e tradicional dos partidos políticos.

E que, ainda assim, teve um comparecimento às urnas de 58% do eleitorado, garantindo a aprovação com a superação do limite mínimo de 50%. Desde 1995, nenhuma consulta do gênero conseguiu atrair tanta gente às urnas.

ApoDiário comenta: Fica a dica aos que não acompanharam a evolução da comunicação e teimam em acreditar que redes sociais se restringem à manifestação de 5 a 10 gatos pingados. O raciocínio tem caído por terra em Roma e em Natal.

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