Você é seguidor(a) de N°

segunda-feira, 27 de junho de 2011

[leia] Plágio: campanha contra aqueles que só copiam!!

Neste final de semana de feriado prolongado tive a oportunidade de visitar alguns blogs de nossa cidade. Minha Nossa Senhora!!! Quanta falta de criatividade de alguns blogueiros de Apodi.

Hoje vamos ver algumas informações úteis sobre plágio e violação de direitos de autor, e como essas duas coisas se relacionam com os blogs.

Definição de Plágio. Segundo o dicionário Aurélio:

Plágio – do Lat. plagiu < Gr. plágios, oblíquo, indireto, astucioso
s.m. Assinar ou apresentar como seu (obra artística, científica, textos e fotos de outrem)

Isso é o que nós vemos todos os dias na Internet e na blogosfera, principalmente em Apodi. Segundo o parceiro Caubí Tôrres do blog Tudo de Apodi – existem mais de 100 blogs em Apodi. É um número alto se compararmos o tamanho da cidade. Mas, infelizmente a maioria usa e abusa de matérias e fotos de alguns blogs, sem citar a fonte ou fazer referência sobre quem escreveu.

Eu, Janio Duarte não sou contra quem copia minhas matérias e fotos, pelo contrário, sou a favor que divulguem, mas para isso é bom que cite a fonte. Não acham?

Eu já disse algumas vezes que plágio é crime. É crime porque viola os direitos de autor.
Embora não haja legislação específica, os textos publicados na Internet (incluindo posts e textos publicados nos blogs) também são protegidos pela Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais. Esse link é um PDF; se quiser, leia a versão HTML.

É difícil ser totalmente original, até mesmo por que tenho outras atividades como o trabalho, minhas ideias surgem a partir de acontecimentos, leituras e fatos que acontece em nossa cidade, escrevendo para estimular a participação dos leitores e toda sorte de eventos que acontecem em nossas vidas...

Por isso acho legal quando vejo em blogs nota autorizando a cópia do conteúdo desde que seja citada a fonte ou colocado um link para o post original, é importante, pois tem muita "coisa" que merece divulgação, e conhecimento DEVE ser compartilhado, o problema acontece quando copiam o conteúdo e postam como se fosse inédito...

Nem sequer uma notinha em fonte 6 citando o autor. Quem faz isso certamente não pensa no tempo dispensado com pesquisas, leituras, escolha de palavras e tudo mais necessário para escrever um post legal.

Alguém pode dizer assim: ah! Janio você também copia. Claro que sim. Mas cito a fonte abaixo ou no meio do texto. Outra coisa, na maioria das vezes recebo matérias por email, neste caso não me cinto na obrigação de colocar a fonte, pois quem envia quer que sua matéria seja divulgada. Por exemplo, matérias da PMA, da deputada Fátima e do deputado Fábio. Deles eu recebo da assessoria de imprensa via email. Agora quando eu vou lá e copio me sinto na obrigação de citar a fonte.

Outro exemplo: neste post aqui que recebi por email. Percebi que vários blogs republicaram e não citaram a fonte. O pior é quem tem blogueiro dando Ctrl C, Ctrl V do blog que já tinha copiado de outro.

Coitados de alguns blog de Apodi, se não existisse o ApoDiário, ApodiBaixo doPano, Sentinelas do Apodi, Apodi Antiguidades, entre outros...

Do ApoDiário: Fique à vontade amigo(a) leitor(a), inclusive pra criticar e divergir de minha opinião.

Do ApoDiário II: Uma leitora denominada de ‘Paty’ nos últimos dias vem comentando e criticando alguns posts, principalmente sobre o deputado Fábio Faria. Ela não é obrigada a concordar comigo, num é verdade Paty. Pode discordar desde que não agrida a pessoa física de quem você estar criticando.

Do ApoDiário III: É pra isso que serve a democracia ou vamos voltar ao tempo da ditadura.

5 comentários:

Unknown disse...

Oí! Amigo Janio, com certeza seu blog é um dos mais copiados da nossa cidade como também um dos mais acessados claro, com postagens esclarecedoras, divertidas e também muito atualizadas nas suas informações, seria impossível não copia-lo.
Ps.Quando você diz sentir falta dos meus comentários fico feliz, mais saiba que não é por causa do meu domínio que isso esta acontecendo, pois não tenho a mínima pretensão, tempo e talvez nem mesmo a capacidade de me manter sempre atualizado e transmitir isso tão bem através de um blog como você faz.
Sempre fui e sempre vou ser um e-leitor assíduo desse seu blog.
Ps2.O objetivo do meu site é só levar as informações de apodi para os meus irmãos sobrinhos tios e todos os meus parentes que nasceram aquí e moram em outras cidades mas querem ficar sabendo de tudo que esta acontecendo em apodi pois também amam esta cidade, foi por isso que criei esse blog pois assim fica mais fácil transmitir as noticias a todos ao mesmo tempo, por isso que sempre *copio postagens de alguns blogs "vale salientar que somente faço copias quando é algo relacionado a Apodi" (*Espero estar seguindo o procedimento correto para fazer isso).
Sem mais do Amigo.Antonio Praxedes Filho.

Briel disse...

Concordo com você Jânio, acesso os blogs de apodi para me manter informado do que acontece nesta querida cidade, acontece que alguns blogs apenas copiam os posts dos outros e nós ficamos sem saber quem é o autor, inclusive até as fotografias são copiadas, uma pena.
Ultimamente tenho acessado apenas os blogs autênticos e independentes e que não sejam tendenciosos.
Valdir Leite (Natal-RN)

Caubí Torres disse...

Parabéns pela matéria. Assino embaixo. Cada blog tem seu objetivo, o que coordeno por exemplo tudodeapodi.com tem o objetivo de divulgar a história e cultura do povo de Apodi. No entanto, todas as postagens enviadas ou copiadas de outros blogs citam a fonte. Acho que essa ação é no mínimo o reconhecimento de quem "ralou" para escrever os textos. Aos blogueiros, podem copiar nossas matérias, mas citem a fonte! Assim estará dentro da legalidade.

Emerson Medeiros disse...

meu blog tambem copia mais sempre cito as fontes assim como copio outros blogs copiam do meu, mais eu acho isso muito bom por que se um blog não pode cobrir um evento não pode estar lá presente mais quer repassar essa informção não vejo problema em copiar contando que coloquem as fontes podem visitar meu blog www.trapiaapodi.blogspot.com as post que não tiver fonte são ,minhas mais asque copio tem fontes.

recadolivre.blogspot.com disse...

Amigo Jânio,
Matéria muito interessante.

A internet se apresenta como um universo de muita velocidade e objetividade nas notícias, por ser uma forma instantânea que chega ao conhecimento de todos, mas também pode se apresentar como um mundo muito obscuro devido ser um canal aberto a todas as pessoas. Os blogs que fazem parte desta mídia tão fascinante, no meu ponto de vista é uma ferramenta que auxilia aos grandes portais na disseminação das notícias e também na divulgação de notícias regionais e locais. Portanto, acho muito interessante o trabalho dos blogs, alguns, direcionados ao interesse público e outros nem tanto, mas isso fica por conta de cada um. O plágio dentro do universo dos blogs, pode até ser aceitável, mas guardadas as devidas responsabilidades. Até por uma questão de educação quando você republicar uma matéria que não seja de sua autoria, você tem a obrigação de citar a fonte, só assim pode se contribuir para que esse mundo dos blogs e outros portais caminhe com mais harmonia, pois tem casos por aí de até jornais usar matérias de blogueiros e não citar a fonte.

Um abraço
Edivan Dantas