Você é seguidor(a) de N°

quinta-feira, 16 de junho de 2011

[leia] Governo tenta equilibrar orçamento e apetite do Congresso por emendas

Reportagem do jornal O Globo traz detalhes sobre aquele que talvez seja o principal problema da articulação política do governo de Dilma Rousseff: o apetite da base aliada por emendas em meio a um processo de aperto do orçamento por parte do governo. Segundo a reportagem, tanto na Câmara quanto no Senado os parlamentares exigem que o governo garanta o pagamento futuro de pelo menos R$ 3,3 bilhões das emendas que propuseram ao orçamento. Esse valor representa 50% das emendas, mas o Planalto aceita empenhar menos de 20% do total.

Ainda que pretenda liberar só uma fração do que os parlamentares pedem, o governo sabe que o tema é sensível e está por trás das “rebeliões” que foram registradas no Congresso nas últimas semanas, como na votação do Código Florestal. O clima ficou claro nas palavras do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN):

“É um direito da Casa ter emendas respeitadas, não é concessão. Queremos uma luz no fim do túnel. Do jeito que está, nem estamos vendo o túnel”, disse.

Nenhum comentário: