Você é seguidor(a) de N°

quinta-feira, 2 de junho de 2011

[leia] Emenda 164 gerou polêmica entre Dilma e senadores do PMDB

O jornal O Globo traz alguns detalhes do almoço entre a presidente Dilma Rousseff e a bancada do PMDB no Senado que ocorreu na quarta-feira, em Brasília. O embate se concentrou ao redor da polêmica emenda 164 ao Código Florestal, que na visão do governo dá anistia a quem desmatou áreas de proteção ambiental antes de 2008:

Segundo senadores presentes, ao introduzir o assunto durante o almoço com a bancada do PMDB no Senado, Dilma destrinchou os 11 pontos que o governo pretende alterar. E foi contestada ponto por ponto por [Waldemir] Moka [MS] e Luiz Henrique da Silveira [SC]. “Entendo que o Brasil é uma potência agrícola, mas tenho uma preocupação com a comunidade internacional. Tenho um compromisso de combater o desmatamento”, disse Dilma. “Não há anistia a desmatadores no texto do Aldo, senhora presidente! Se alguém me provar isso, sou o primeiro a votar contra”, rebateu Moka.

Segundo o Globo, Luiz Henrique, que vai relatar o Código Florestal nas comissões de Constituição e Justiça e de Agricultura, já entrou em contato com Jorge Viana (PT-AC), relator do tema na Comissão de Meio Ambiente. Os dois vão tentar criar um projeto que garanta os direitos dos pequenos produtores e, ao mesmo tempo, garanta a preservação do meio ambiente. Certamente será um trabalho árduo. Mais difícil é saber se o Senado conseguirá fazer isso sem bate-boca e radicalismos, como ocorreu na Câmara.

Nenhum comentário: