Você é seguidor(a) de N°

sexta-feira, 10 de junho de 2011

[leia] Dengue: De quem é a culpa?


A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes. No Rio Grande do Norte esta situação não é diferente.

Nos últimos dias a imprensa estadual não fala em outra coisa a não ser dos índices elevados que esta doença vem alcançando em várias cidades do interior. Mas de quem é a culpa destes índices elevados? Será que é do poder público que não investe no combate ou será que é nossa por não fazermos a nossa parte? Tantas indagações me fazem pensar na forma que enfrentamos esta doença, pois para onde olho em Apodi, vejo muita conversa e pouca ação. Quando falo em ação, afirmo que temos uma parcela de culpa por não colocarmos em prática os cuidados recomendados para evitar à proliferação do mosquito transmissor desta doença.

Quer ver só: Quantas pessoas você conhece que tem um jarro de planta para enfeitar a casa? Agora quantas colocam areia no prato? Quantas pessoas trocam diariamente a água do seu bicho de estimação?

O mosquito surge onde houver água parada, seja ela em uma garrafa vazia, copo, ou qualquer outro recipiente.

A prevenção não é uma ação exclusiva do poder público, mas podemos ser os condutores desse processo. A palavra-chave dessa guerra é a mobilização, mostrando às pessoas que não basta à ação do governo, nem os anúncios na televisão, porque as pessoas sabem o que devem fazer e por muitas vezes não fazem. Não podemos ficar parados, é importante que a sociedade se mobilize. Cada um fazendo sua parte fará a grande diferença. Vamos à luta! Com informações do Robson Pires.

Nenhum comentário: