Você é seguidor(a) de N°

sábado, 28 de maio de 2011

[leia] Bacia Hidrográfica: Rio Apodi-Mossoró

Com uma área de drenagem de 14.276km2 localizada no norte do Rio Grande do Norte, microrregião de Mossoró, Mesoregião Oeste Potiguar e é formada pelos Municípios de Mossoró, Areia Branca e Grossos.

Grande parte das atividades econômicas na região são fruticultura irrigada, extração de petróleo e gás natural, produção de sal marinho, carcinicultura e pesca artesanal. Tais atividades econômicas desenvolvidas nas proximidades desta bacia vem causando modificações na paisagem, impactando na quantidade da água disponível. Daí a necessidade de um gerenciamento desses recursos hídricos, através de forma participativa de todos os interessados.

 O Rio Apodi/Mossoró é o maior rio totalmente norte-rio-grandense; nasce na serra da queimada, em Luiz Gomes e atravessa a Chapada do Apodi, ao penetrar no município de Mossoró recebe o nome de rio Mossoró, atravessa esta cidade e deságua no Oceano Atlântico, na cidade de Areia Branca, onde recebe o nome de rio Ivipani, seus principais afluentes Umari e Upanema.

No início do século XX este rio era a principal fonte de alimento e dele retirada água que abastecia a cidade. A bacia do rio Apodi/Mossoró é a segunda maior bacia hidrográfica do estado, ocupando uma área de 14.271 km², o que corresponde a 27% do território estadual.

Ele nasce na Serra de Luiz Gomes, no RN, e é o principal rio dos municípios de Pau dos Ferros, Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró, desembocando também suas águas no litoral norte do estado; São seus afluentes principais: os rios do Carmo, Upanema e Umarí, os riachos Pitombeira, Taúio, Grande e Bonsucesso, e o Córrego Apodi.

Principais problemas da bacia do rio Apodi-Mossoró
  • Devastação dos mangues e da mata ciliar;
  • Contaminação das águas por efluentes domésticos, industriais e pluviais;
  • Despejo de resíduos sólidos e contaminação por agrotóxicos;
  • Uso descontrolado da água em atividades antrópicas;
  • Assoreamento por sedimentos, metralha ou areia;
  • Eutrofização e degradação da biodiversidade.

2 comentários:

PROF.ROBERLAND@LIGIA disse...

http://aloeducacaoapodi.blogspot.com/2011/05/chega-acorda-apodi-assim-nao-tem-quem.html

Anônimo disse...

ora se os governantes estão preocupado com isso, preocupa-se só com o dinheiro