Você é seguidor(a) de N°

sexta-feira, 8 de abril de 2011

[leia] Rogério Marinho: “Sistema de ensino está semeando conflitos, marginalidade e pobreza”

O deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, usou a tribuna da Câmara na manhã desta quinta-feira (07) para abordar o que considera “um dos maiores entraves para o alcance de um crescimento econômico robusto, sustentado e de longo prazo no Brasil”: a baixa escolaridade da população. Na opinião do tucano, o modelo errado da educação brasileira está “semeando o crescimento de conflitos, marginalidade e pobreza” no país.

Segundo o parlamentar, dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que falta mão de obra qualificada a 69% das empresas brasileiras. Além disso, para mais da metade das entidades privadas do setor industrial, a má qualidade da educação básica é uma das principais dificuldades para qualificar seus funcionários.

Para Rogério Marinho, há “uma inversão da lógica” no Brasil. “Quando o mercado parece ser forçado a se adaptar ao sistema educacional, quando o correto seria o contrário. O sistema educacional precisa ser parceiro do desenvolvimento e suprir as necessidades de formação de capital humano para o incremento do mercado”.

O deputado acredita que a falta de um sistema educacional de qualidade “está minando as possibilidades de crescimento econômico consistente, impedindo o acesso de grandes quantidades de pessoas a empregos melhores e obstruindo uma verdadeira ascensão social para os setores menos favorecidos”.

Rogério Marinho não acredita que o ensino realizado hoje no Brasil atinja o necessário para a “construção de um país livre, democrático e que permita aos mais jovens realizarem seus projetos e sonhos de vida. O modelo brasileiro de ensino está construindo uma sociedade frágil, com muitos desequilíbrios, e semeando um terreno fértil para o crescimento de conflitos, marginalidade e pobreza”.

Na opinião do tucano potiguar, as “profundas deficiências educacionais” do Brasil são as responsáveis por impedir o país de superar “as condições básicas de uma nação subdesenvolvida”.

Um comentário:

Anônimo disse...

o maior culpado disso tudo são os politicos do brasil