Você é seguidor(a) de N°

quarta-feira, 13 de abril de 2011

[leia] Coleta Seletiva do Lixo um exemplo que deve seguido em Apodi

Neste ano a Campanha da Fraternidade estar abordando o Meio Ambiente como tema principal. Por isso, que o Blog ApoDiário sugere que a Prefeitura Municipal de Apodi retome a campanha da Coleta Seletiva do Lixo em nossa cidade. A exemplo da administração passada. Tudo que é bom deve ser copiado. Não acham?   

Alguns eleitores já falaram aqui que começou a reciclar por amor a natureza! Se você também ama, pode aos poucos ajudar esta corrente pelo meio ambiente! O que deveria ser feito:
- A PMA elaboraria um projeto através de campanhas educativas nas escolas, repartições públicas e etc., como também confeccionassem e espalhassem por toda cidade as coletoras com suas respectivas cores. E a população também ia fazer sua parte colaborando com a limpeza de nossa cidade. Mas o que é coleta seletiva?

É simplesmente separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades: condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc. Alguns supermercados possuem latas para reciclagem assim como depósitos especiais para baterias e pilhas. É um processo de valorização dos resíduos, em que estes são selecionados e classificados na própria fonte geradora, visando seu reaproveitamento e reintrodução no ciclo produtivo.

É o que podemos fazer inicialmente. Além de seguir estas dicas:

Ao comprar um eletrodoméstico, prefira os novos e que economizem energia; tente regar as plantas no período da manhã ou no cair da noite, assim a água não evapora antes de ser utilizada pela planta; Evite deixar torneiras abertas ou pingando; Economize no papel, utilize o outro lado do papel para anotações ou fazer rascunhos; Reduza o uso do automóvel (carro), tenha uma vida mais saudável, se for sair para lugares próximos prefira a pé; Faça doações das roupas que não utiliza mais, normalmente bazares de caridade recebem e doam para quem precisam.

Além de economizar os recursos naturais e aumentar a vida útil do aterro controlado do município, o programa de coleta seletiva também vai ajudar a gerar empregos e resgatar a cidadania. Todo o material reciclável recolhido e deve ser doado aos ex-catadores do lixão, que no futuro bem próximo organizava uma cooperativa, para sustentarem as suas famílias através da venda dos materiais recicláveis.

Benefícios em reciclar:
a) Economia de energia
b) Redução da poluição
c) Geração de empregos
d) Melhoria da limpeza e higiene da cidade
e) Diminuição do lixo nos aterros e lixões
f) Diminuição da extração de recursos naturais
g) Menor redução de florestas nativas

Pensar em reciclagem é cuidar do seu planeta e do seu próximo, é amar a natureza e o local ao qual pertencemos! Que tal começar hoje?

Do ApoDiário: algumas sugestões e cobranças feitas por este blog já foram atendidas pela prefeita Goreti Pinto. Esperamos que essa seja atendida de forma urgente. Apodi agradece!

Um comentário:

Anônimo disse...

Se todos cuidassem do planeta com a dedicação com que cuidam de suas fazendinhas do Orkut, o mundo seria outro.