Você é seguidor(a) de N°

domingo, 20 de março de 2011

[leia] Na safra 2009/2010 Apodi produziu 200 toneladas de castanha

A produção de castanhas do RN é considerada
a terceira maior do Brasil
A produção de castanha do Rio Grande do Norte, considerada a terceira maior do Brasil, terá um incentivo que vai refletir diretamente no aumento e no melhoramento da safra nos próximos anos. Um convênio celebrado entre o Sebrae-RN, a Fundação Banco do Brasil e o governo estadual vai liberar R$ 1,3 milhão para a atividade, um dos mais importantes arranjos produtivos do RN. O dinheiro será aplicado na construção de uma central de comercialização, em consultorias técnicas e na formação de cooperativas. A assinatura do convênio ocorreu na última quinta-feira (17), no município de Apodi, que fica a 328 quilômetros de Natal.

O convênio está inserido nas ações do Programa de Instalação de Minifábricas de Beneficiamento da Castanha, desenvolvido pelo Sebrae e Fundação Banco do Brasil. A expectativa é de que os recursos beneficiarão toda a cadeia produtiva da cajucultura, especialmente um grupo de 80 agricultores de Apodi, integrantes da Associação dos Mini Produtores de Córrego e Sítios Reunidos. O repasse de valores também assegura a criação de fundo rotativo para aquisição de matéria-prima.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcante Júnior, reforçou o apoio ao projeto e ressaltou a necessidade de investir em ações que contribuam para a mudança no cenário de pobreza ao mesmo tempo em que cria novas oportunidades de negócios. 

Produção

Na safra 2009/2010, somente no município de Apodi, foram produzidas 200 toneladas de castanha, que ajudaram a mudar a vida do produtor Antônio Francisco Alves. “O apoio que a gente está recebendo mudou completamente nossas vidas. Com o acompanhamento que temos, já estamos produzindo de uma forma mais padronizada, e buscamos a certificação orgânica, pra melhorar ainda mais nossa produção”, atesta.

Para a presidente da Coopapi, Fátima Torres, o convênio acabará com os principais gargalos da produção de castanha potiguar: a falta de assistência técnica, capital de giro, e uma central de comercialização. “O resultado disso tudo vai ser o crescimento da produção, melhoria do produto, e uma melhor qualidade de vida para o produtor”, destaca a presidente.

A governadora do estado, Rosalba Ciarlini, que também participou do evento, prometeu a implantação de programa que prevê o replantio dos pomares. Ela acredita que novos cajueiros devem garantir uma maior produção. “Estamos desenvolvendo um programa, com acompanhamento técnico, para que possamos replantar os pomares, e garantir uma produção cada vez maior de castanha em nosso estado”, anunciou.

Sandra Monteiro - Da Agência Sebrae RN

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns a equipe da COOPAPI esses sim vem buscando desenvolvimento para Apodi.

Continuiem Assim fortes e articulados