Você é seguidor(a) de N°

segunda-feira, 21 de março de 2011

[leia] Modelo de voto “distritão” divide opiniões no projeto de Reforma Política

Um dos pontos mais polêmicos que envolve o projeto de Reforma Política, em discussão no Congresso Nacional, é a proposta que acaba com o voto proporcional e cria o chamado “distritão”.

Defendida por alguns senadores do PMDB, a proposta de eleger vereadores, deputados estaduais e federais por meio do voto majoritário dentro de cada município ou estado – modelo chamado de “distritão” – divide opiniões. Alguns veem a proposta como única alternativa viável para o sistema atual, o voto proporcional em lista aberta. Outros acreditam que o “distritão” vai enfraquecer os partidos, encarecer as campanhas e favorecer os candidatos mais ricos e as celebridades.

O “distritão” é uma variação do voto distrital. A principal diferença é que, no distrital, cada estado é subdivido em tantos distritos quantas forem as vagas a que tiver direito na Câmara, e cada distrito elege o candidato mais votado. Por exemplo, o estado de Minas Gerais seria dividido em 53 distritos, pois é representado por 53 deputados federais. No distritão, seriam eleitos os 53 candidatos mais votados em Minas. Por Anna Ruth.

Nenhum comentário: