Você é seguidor(a) de N°

segunda-feira, 28 de março de 2011

[leia] Fábio Faria assegura apoio ao projeto que cria Parque Nacional no Oeste potiguar

Na manhã desta segunda-feira (28), o deputado federal Fábio Faria (PMN) participou da reunião em que foi apresentado o projeto para criação do Parque Nacional da Furna Feia, localizado nos municípios de Mossoró e Baraúna. Participaram do encontro, realizado no auditório da governadoria, a governadora Rosalba Ciarlini, o vice, Robinson Faria, representantes do governo, deputados federais e estaduais. A regulamentação do parque precisa da aprovação da Casa Civil da Presidência da República e o apoio dos parlamentares deve ajudar na consolidação do projeto junto ao governo federal.

Para o deputado Fábio Faria, que lidera o PMN na Câmara, além da questão ambiental, a preservação da área, que abriga espécies raras da fauna e flora brasileiras, proporcionaria o desenvolvimento do turismo ecológico no interior do Rio Grande do Norte. “Esse é um setor ainda pouco aproveitado no RN. E, com a criação do Parque, seria possível a formação de roteiros turísticos que aliariam lucratividade ao desenvolvimento sustentável das cidades que comportam o parque, tudo devidamente fiscalizado pela União, Estado e municípios. E nós da bancada federal faremos o possível para agilizar esse processo junto à Casa Civil”, afirmou o parlamentar, que também compõe a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara.  

O projeto que pretende transformar a reserva ambiental em parque nacional é do Instituto Chico Mendes. Além do apoio dos deputados potiguares em Brasília, a regulamentação do Parque dependerá do apoio da população de Mossoró e Baraúna. Para isso, serão realizadas audiências públicas para que as populações desses municípios conheçam o projeto, aprovem e passem a colaborar com a ideia.

PARQUE
O Parque Nacional da Furna Feia é uma unidade de conservação ambiental situada entre os municípios de Mossoró e Baraúna. Ele abrange áreas preservadas de caatinga e guarda importantes cavernas do Rio Grande do Norte. O parque se destinará a visitas turísticas e a estudos científicos relacionados ao meio ambiente.

****** *****
Amigos(as), quem quiser enviar matérias para o Blog ApoDiário, envie para os e-mails: apodiario@gmail.com e janio_eduardo@hotmail.com

Nenhum comentário: