Você é seguidor(a) de N°

quinta-feira, 24 de março de 2011

[leia] Em torneio de democratas e ditadores, Dilma disputa a semifinal contra Barack Obama


A revista americana Foreign Policy, especializada em Relações Internacionais, está realizando nesta semana uma brincadeira inusitada. Inspirada nos playoffs do basquete universitário americano (chamados de March Madness nos EUA) a FP criou um campeonato entre governantes ditadores e democratas, no qual os eleitores palpitam sobre quem é o melhor governante e os analistas da revista avaliam quem deve vencer. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, está tendo um desempenho surpreendente, e fará a “semifinal” do lado democrata contra o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Nas quartas de final, Dilma eliminou o primeiro-ministro da Índia, Manmoham Singh, prejudicado por uma escândalo de corrupção noticiado nesta semana pelo Wikileaks (sempre eles). Na primeira rodada, Dilma passou pelo presidente Felipe Calderon, do México, e depois pelo colombiano Juan Manuel Santos. Os elogios feitos a Dilma na disputa contra Santos devem irritar muito alguém que eu conheço.


O antecessor de Rousseff foi, em determinado período, o político mais popular da Terra. Mas Rousseff – que sobreviveu à tortura nas mãos da ditadura militar e à luta contra o câncer – certamente sabe lidar com a pressão. Enquanto continua a passar reformas econômicas e a buscar uma política externa independente, Rousseff tem evitado o show de populismo que sempre foi o calcanhar de Aquiles de seu antecessor.

No lado dos ditadores, a outra semifinal será disputada entre o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

Nenhum comentário: