Você é seguidor(a) de N°

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

[leia] Rompimentos políticos estão na moda

O Carnaval está chegando e neste ano quem promete fazer mais sucesso é o bloco do rompimento. O rompimento está na moda e os seus integrantes prometem "arrepiar" nos principais carnavais e em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

O bloco do rompimento já confirmou presença em pelo menos três municípios: Assu, Upanema e Ipanguaçu. E ele tem um diferencial: nos outros blocos todo mundo "pula" junto, mas no "rompimento" a dança é feita separada; em, no mínimo, dois blocos; e não insistam que eles não dançam juntos. Pelo menos neste ano.

Em cada cidade, alguns foliões se destacam.

Em Assu, por exemplo, tem a ala do Ronaldo Soares e a ala do Ivan Júnior. Os dois já dançaram juntos, mas agora seguem caminhos diferentes.

Três vezes prefeito de Assu, Ronaldo Soares (PR) alegou egoísmo do prefeito Ivan Júnior (PP) para separar as alas. "Ivan ficou egoísta e só pensa em se dar bem. Não quer ouvir ninguém", justificou Ronaldo.

O afastamento político de antigos aliados não é coisa do outro mundo. Na verdade, trata-se de uma característica da política, segundo o cientista político Vanderlei Lima.

Vanderlei destacou que alianças são feitas e desfeitas com naturalidade porque as lideranças políticas são mais fortes que os partidos. "Os partidos não passam de legendas formais, enquanto que o poder está nas mãos das lideranças, que realizam manobras para se perpetuarem no poder", advertiu.

É nesse contexto que o bloco do rompimento está no ritmo do carnaval 2011, mas com outro objetivo bem distinto: a folia dos votos em 2012.

Com informações do jornal DeFato.

Do ApoDiário: quem rompe com quem em Apodi nas próximas eleições?

Nenhum comentário: