Você é seguidor(a) de N°

domingo, 16 de janeiro de 2011

[leia] Reflexos de um sistema

Já escrevi neste espaço sobre a real situação do sistema educacional brasileiro, que da forma como está delineado tem poucas chances de funcionar e de obter resultados práticos positivos em função de métodos utilizados que não incentivam nem disciplinam os estudantes para um aprendizado eficaz.

Digo isso sem medo de errar, porque o sistema está programado para alcançar números sem se preocupar com a parte principal, que é a qualidade e a formação de verdadeiros cidadãos. Isso não ocorre por vários motivos, mais primordialmente pela falta de um comprometimento maior de nossas autoridades em transformar a educação numa coisa séria e primordial para o futuro do país e de sua população.
  
Não podemos mais admitir que se continue um sistema no qual a preocupação maior é o aluno passar de ano, mesmo não tendo aprendido praticamente nada e sem ter as condições ideais para acompanhar a nova série que irá ocupar. Isso acontece constantemente, prejudicando sua formação e consequentemente o seu futuro. Além do mais o professor perdeu a autoridade e deixou de ser "peça-chave" neste sistema, passando a ser coadjuvante mal remunerado e sem poderes para impor um aprendizado eficiente dentro da sala de aula, o que mostra que algo está muito errado, já que o aluno amparado por um emaranhado de leis faz o que quer, deixando o professor inerte e sem as condições necessárias para colocar em prática aquilo que sabe e pode ensinar.

O resultado de todos esses equívocos é um aprendizado comprometido, um professor desestimulado e um aluno sem a menor vontade de aprender pela falta de rigidez nos seus ensinamentos, provocando uma decadência constante nessa cadeia que tem no seu final um homem sem perspectivas, desinformado e sem qualificação para enfrentar o mercado de trabalho e consequentemente a vida. Assim, os governos podem investir bilhões, mas se não modificar a forma de aprovação e não melhorar as condições de trabalho e os salários dos profissionais da educação estimulando-os a mudar esse quadro dificilmente melhoraremos os nossos índices que compõem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), pois o nosso fraco sistema educacional continuará puxando-o para baixo, o que pode ser provado com o que foi divulgado recentemente.

2 comentários:

Anônimo disse...

um sistema falido e morto o da prefeita de apodi gorete pinto

Anônimo disse...

PERGUNTA:

QUAL FOI A ULTIMA AÇÃO DA PREFEITA GORETE?

RESPOSTA:

VIXI. SUBIR EM UM PALCO E PEDIR VOTOS PORQUE ERA MÃE DE FAMILIA E QUERIA CUIDAR DE TODOS OS APODIENSES COMO SE FOSSEM FILHOS.

EU NUM QUERO NÃO, MAMAE NUM DEIXA NAO, VOU NAO, QUERO NAO,.