Você é seguidor(a) de N°

sábado, 15 de janeiro de 2011

[leia] Metade do RN na zona de alto risco. Em Apodi o risco é baixo

Mais de 50% dos municípios do Rio Grande do Norte correm risco “alto” ou “muito alto” de uma epidemia de dengue este ano. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) divulgou uma nota técnica apontando a vulnerabilidade de cada cidade do Estado e esse documento é o primeiro instrumento para que os municípios do estado fortaleçam as ações de prevenção e controle do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. O documento foi montado pela equipe do Programa Estadual de Controle da Dengue e aponta que 87 das 167 cidades potiguares estão em situação de risco “alto” ou “muito alto” de epidemia em 2011.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Kristiane Carvalho, o importante é que todos os municípios intensifiquem o trabalho e que as ações não ocorram apenas no setor de saúde, mas abrangendo outras áreas, de forma integrada. Ela lembrou que medidas como garantir “caixas d’água vedadas e água na torneira a toda população não são de iniciativa das secretarias de saúde, mas pesariam bastante no combate ao vetor.

Ao mesmo tempo, a coordenadora do programa fez questão de apontar os bons exemplos. Dos 20 municípios consideradores prioritários no combate à dengue no Rio Grande do Norte dois não apresentaram risco alto. “Em Assu, o risco é moderado, e em Apodi baixo”, citou.

Neste quesito Apodi tá dando exemplo as demais cidades do RN. A cidade inteira tá de parabéns!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

QUI BOMMM!!!

Anônimo disse...

Importante

Nunca é demais lembrar que a dengue avança sobre o nosso Estado e que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti sempre são de menos. O nosso Estado faz parte da lista dos que estão com alto risco de epidemia, e Apodi é um dos municípios onde o risco é baixo, porém não podemos se descuidar.