Você é seguidor(a) de N°

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

[leia] Bombeiros visitam hoje Vale do Apodi

O coronel Aciole e o major Franklin, do Corpo de Bombeiros, visitam hoje as áreas de risco de inundação no município de Apodi. A informação foi confirmada ontem pelo coordenador de Defesa Civil do município, Marcílio Regionaldo de Sousa. 

Na várzea de Apodi, os alagamentos são provocados também por obstrução do leito natural do rio, mas não devido à morte da mata ciliar e sim pela reação natural. Muitos dos moradores da várzea não deveriam ocupar as áreas, por ser leito natural do rio Apodi/Mossoró.

Outro possível prejuízo anotado pelo coordenador da Defesa Civil, especificamente nos anos de 2008 e 2009, é na chapada. "Ficou tudo abrejado e os animais ficaram doentes e as plantações morreram. Em 2010, o prejuízo foi por ter havido pouca chuva", diz o coordenador.

Hoje, depois de uma reunião com a prefeita Goreti Pinto, o coronel Aciole e o major Franklin vão conhecer as áreas de risco e fazer o mesmo mapeamento que foi feito no Vale do Açu. Segundo Marcílio Reginaldo, a ideia é adotar medidas para evitar prejuízos maiores. Marcílio Reginaldo diz que a experiência dos agricultores e, principalmente, dos socorristas da equipe de Defesa Civil e Bombeiros, caso o inverno se confirme, conforme prevê a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMPARN), será importante no trabalho. Destaca o jornal DeFato.

No ano passado, precisamos de cinco lanchas, duas dos bombeiros, uma alugada e outras duas cedidas. Para este ano, esperamos essa mesma estrutura. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) ainda não decidiu se aumenta a vazão das comportas da Barragem de Santa Cruz, como forma de reduzir o impacto numa possível cheia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dia 20 de fevereiro, exatamente daqui a um mês, tem a banda Aviões do Forró no Forró do Sítio na cidade de Umarizal.

Anônimo disse...

??????????????????????/



an oentendi esse texto