Você é seguidor(a) de N°

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

[espaço do leitor] Anônimo disse...

Finalmente, é função da Câmara Municipal ATUAR PARA O EQUILÍBRIO ENTRE OS PODERES. O modelo constitucional brasileiro, que está expresso nas Leis Orgânicas dos municípios, prevê a existência de dois Poderes independentes e harmônicos entre si: o Executivo e o Legislativo. Pressupõe-se também a necessidade de que tais Poderes sejam equilibrados, sem que nenhum sobressaia ao outro.


A concentração de poder pode ser identificada no excesso de legislação proveniente da Prefeitura, na escassez de ações de fiscalização por parte da Câmara ou na pequena interferência do Legislativo no processo de elaboração do orçamento do município. Deve, portanto, o Vereador ter a consciência de que a sua atuação pode equilibrar a democracia no Município. Representar, Legislar, Elaborar o Orçamento, Fiscalizar e Equilibrar o Poder.


Essas são, enfim, as atribuições das Câmaras Municipais. E é importante que sejam conhecidas e lembradas a fim de que o eleitor possa escolher seus representantes sabendo para quê eles estão sendo eleitos. Conhecer as atribuições do cargo permite ao eleitor avaliar quem é o melhor candidato para exercer aquela função. Conhecer a Câmara Municipal também possibilita ao cidadão saber o que cobrar dos seus Vereadores. Assim se exerce Cidadania. Assim se constrói a Democracia no Brasil.


Então em resposta ao que outro BLOG tem publicado, realmente um VEREADOR PODE. Desde que ele exerça seu mandato de forma competente, ao invés de ficar com picuinha políticas.


Porque como já disse nosso excelentíssimo ex-governador Geraldo Melo em comício de inauguração da Leste-Oeste em Mossoró “Todo político calça 40, só Geraldo Melo calça 38”.


Então caros vereadores não apontem os defeitos dos outros sem nem mesmo olhar o de vocês.


TRABALHEM de forma correta e aí sim quanto estiverem fazendo isso vocês podem reivindicar alguma coisa.

P.S. Tomem isso como uma crítica construtiva, de uma pessoa que quer que vocês façam alguma coisa pelo nosso município, e não de quem quer desfazer da mais nobre casa do povo. “A Câmara de Vereadores”.

Do ApoDiário: Muito pertinente suas palavras caro anônimo (preferia que estivesse se identificado, mas tá valendo.

Envie sua matéria ou opinião para janio_eduardo@hotmail.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom este texto.

Anônimo disse...

CONCORDO C/ VC CARO ANOMIMO,EM VEREADORES EM AÇÃO NÃO ESTÃO COM NADA.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK