Você é seguidor(a) de N°

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

[leia] ‘Ronda do Quarteirão’: Principal proposta de Rosalba para segurança fracassa no Ceará

Principal proposta da senadora Rosalba Ciarlini, candidata do DEM ao Governo do Estado, para a área da segurança pública, o programa “Ronda do Quarteirão” fracassou no combate à violência no Ceará, onde foi implantado desde 2007. Em matéria do “Diário do Nordeste” desta segunda-feira (27), o secretário de Segurança do Ceará, delegado federal aposentado Roberto Monteiro, admitiu que o programa não conseguiu conter “o avanço da violência e da insegurança” em Fortaleza e na Região Metropolitana.

Mesmo após a implantação do “Ronda do Quarteirão”, copiado e vendido por Rosalba Ciarlini como exemplo de sucesso na segurança, o número de homicídios na capital cearense não parou de crescer. De acordo com a reportagem, desde o começo deste ano foram registrados 1.278 assassinatos em Fortaleza – mais que o dobro dos 521 soldados mortos na guerra do Afeganistão, no mesmo período.

“Nem mesmo o incremento das operações policiais nos últimos meses nem a presença de viaturas do Ronda do Quarteirão têm sido suficientes para arrefecer os altos índices de criminalidade”, diz trecho da reportagem do “Diário do Nordeste”.

Ainda segundo a reportagem, a maioria dos assassinatos está ligada ao tráfico de drogas. O secretário Roberto Monteiro afirmou que o “Ronda do Quarteirão” também não conteve o crescimento desse problema.

“Eu estaria mentindo se dissesse que (o tráfico de drogas) está diminuindo. Pelo contrário, está aumentando cada vez mais”, declarou.

Para corroborar a afirmação do secretário, o jornal cita que, desde o começo deste ano, 124 adolescentes – principais vítimas da violência – foram assassinados na Grande Fortaleza, contra 165 no ano passado. O delegado Roberto Monteiro definiu a situação no Ceará como “uma verdadeira dor de cabeça”, em função do “ritmo galopante dos homicídios” no Estado.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=857861

Nenhum comentário: