Você é seguidor(a) de N°

sábado, 4 de setembro de 2010

[leia] “Dia do Serventuário – 04 de Setembro”

Você provavelmente não sabia, mas hoje é o dia do serventuário. Agora vem a principal pergunta (pelo menos a mais educada delas…): o que é um serventuário? São os suplentes ou substitutos. Lembra na época da escola quando a professora tinha que faltar por algum tempo, numa licença médica ou coisa parecida? Sempre vinha um professor substituto para acabar com a alegria da garotada. Bem, esse era o coitado do serventuário, que pegava o bonde andando e ainda tinha que aguentar o mau humor da molecada.

Muito polêmico é o fato de uma escola contar ou não com o tão requisitado professor substituto, pois os professores nomeados para exercerem o cargo fazem tanta questão de ter um colega que possa desempenhar suas funções quando precisa faltar como a escola também acha fundamental ter quem preencha os horários dos que faltam para que as crianças não fiquem ociosas e muitas vezes fazendo o que não deve.

Na realidade os professores substitutos têm que ter uma grande abnegação para fazerem o que se propõem, pois sempre trabalham mais do que qualquer outro professor, mesmo que estes sejam os responsáveis pela classe. O professor substituto nada mais é do que a tropa de elite de uma escola que sempre é solicitada independente da disciplina ou do conteúdo que está sendo desenvolvido.

Escola

Se você está enfrentando uma situação difícil e não sabe como sair da crise mundial, é preciso repensar toda a situação, mas antes pare de reclamar da vida e procure saber como é o dia a dia de um professor substituto e então vai ter uma ideia melhor do que é uma situação difícil.

Para a escola em particular e para os professores de carreira é muito bom que as escolas possam contar com o professor substituto, porém no Brasil nada funciona exatamente como deveria, pois estes professores deveriam existir sim, porém sendo um para cada disciplina senão vejamos o que acontece; se o professor substituto tem formação em matemática, não interessa a escola, qual seja a sua formação, ele vai substituir o professor de inglês, de português ou de qualquer outra disciplina que falte no dia e ainda em qualquer turma seja que série for.

Educação

Atualmente as escolas parecem estar muito voltadas para a educação das crianças, porém muitas coisas deveriam ser revistas, pois não é por ter um professor substituto que faça com que os dias letivos cheguem certinhos no fim do ano que tudo está como deveria, pois educação é muito mais do que simplesmente não ter aulas vagas. Apesar do medo do desemprego com a crise, muitos professores hoje estão desistindo da profissão e procurando ganhar dinheiro em casa trabalhando na internet, o que é uma alternativa bastante viável diante dos baixos salários que são pagos tanto para os professores titulares da classe como para os professores substitutos que mais trabalham.

Fonte: www.bicodocorvo.com.br

Nenhum comentário: