Você é seguidor(a) de N°

terça-feira, 24 de agosto de 2010

[leia] O dilema do professor

Ensinar pode ser considerado um gesto de bravura que poucos tem o dom de praticar e atender aos anseios de quem quer aprender. Por isso, quando falamos em educação devemos lembrar sempre do profissional que é o principal agente que transmite sabedoria e leva milhares de pessoas a descobrir que são cidadãos.

Estou falando do professor que tem uma tarefa árdua e uma função de enorme importância dentro de um sistema democrático que pratica a cidadania de forma igualitária para todos.

Infelizmente no Brasil, esse profissional não é valorizado e tampouco está sendo ouvido nas tomadas de decisões de nossas autoridades que colocam certas situações que acabam prejudicando o seu desempenho no dia-a-dia. Estou falando das nossas leis, principalmente do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que blindou os nossos jovens e impossibilitou de forma direta a aplicação de certos costumes que davam resultados no que concerne ao ensino e aprendizado, que foi a perda do respeito e da moral por parte do profissional de educação.

Hoje o professor é apenas um coadjuvante no processo de ensino, pois o sistema obriga que o aluno passe de ano mesmo não tendo aprendido o suficiente e ainda por cima a falta de respeito e a agressividade de alguns está levando professores a adoecerem e se desestimularem de levar um ensino com melhor qualidade, já que ele não pode punir com rigor aqueles que nada querem para seu futuro.

Essa afirmação pode ser confirmada pela matéria que foi veiculada algumas semanas pela TV Record que mostrou as dificuldades que os professores estão enfrentando para cumprirem o seu papel. Esse é um problema que merece ser discutido e que precisa ser modificado, pois o professor não pode continuar sendo saco de pancada para adolescente que não querem nada com a vida e ainda atrapalham os outros, impedindo que se formem cidadãos com moral, ética e respeito ao próximo.

Um comentário:

A Hora da educação disse...

Você e seu blog são vinte Jânio = 10+10