Você é seguidor(a) de N°

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

[leia] Repercutindo negativamente...

O final do ano começa com uma notícia nada agradável para pelo menos 100 funcionários comissionados da Prefeitura de Apodi. A prefeita Maria Goreti da Silveira Pinto (PMDB) editou um decreto no qual demite, de uma só vez, todos os secretários, assessores, coordenadores, diretores de escolas, detentores de cargos comissionados na estrutura da administração municipal apodiense. No total, mais de 100 servidores foram dispensados pela gestora, que também suspendeu as viagens, ajudas de custo e as licenças-prêmio dos funcionários. As medidas foram explicadas como "necessárias para economizar dinheiro para o pagamento do mês de dezembro dos efetivos e o 13° salário, pagamento de fornecedores e cumprimento do que dita a Lei de Responsabilidade Fiscal".

De acordo com o jornal DeFato. A notícia foi um prato cheio para a oposição. O presidente da Câmara, João Evangelista de Menezes Filho, disse que já esperava as demissões desde o início do ano. Ele contou que o contador da Prefeitura, Francisco Assis Brito, já vinha explicando à Câmara que o limite prudencial estava sendo excedido. "Não tinha dúvida que isso ia acontecer. Conheço as contas do Município e via que estavam excedendo o limite", disse Evangelista, afirmando ainda que percebeu um aumento da folha a partir do mês de abril deste ano. "Isso era mais uma prova dos gastos exacerbados".

O presidente da Câmara disse que vem conversando com alguns dos demitidos que estão desolados. "Essas medidas afetam a administração, mas sobretudo a vida dessas pessoas. A prefeita deveria ter preparado os funcionários para antes de anunciar as demissões", completou.

O suplente de deputado estadual professor, Flaviano Moreira Monteiro, principal nome da oposição no município, disse que essas demissões são resultado da falta planejamento de gestão. "A Prefeitura não enfrentou nenhum problema crônico até agora, o que mostra que se trata de uma administração semelhante às outras; não há nada de diferencial", criticou Flaviano, lembrando que esse é o pior momento para demitir pessoas, quando todos estão se preparando para o Natal e Réveillon.

O Município de Apodi emprega 990 funcionários efetivos, além de 160 detentores de cargos comissionados.

13 comentários:

Anônimo disse...

III
É sabido que a crise não afetou apenas Apodi. Municípios como Alexandria, Macau e Ceará Mirim também decidiram demitir os comissionados para reduzir custos e evitar desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Na região de Mossoró tem municípios que também pensam em demitir, mas os prefeitos preferiram usar o senso e evitar demissões em dezembro, tendo em vista que é o mês do Natal e das grandes confraternizações.

Anônimo disse...

II
Na contramão das atitudes da prefeita Goreti Pinto, o prefeito do município de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Sousa”, pagou, ainda no mês de novembro, a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores e assegurou o pagamento integral do mês de dezembro. Segundo o prefeito do município de Areia Branca, não existe mágica para isso. Basta que a administração faça um bom planejamento.

Anônimo disse...

Em crise
Nesta quarta-feira, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Apodi enviou nota combatendo as críticas feitas pelo presidente da Câmara de Vereadores, João Evangelista, e o suplente de deputado estadual Flaviano Monteiro, que criticaram a medida da prefeita Goreti Pinto. Na nota, a assessoria disse que a oposição tenta tirar proveito de uma situação que afeta praticamente todos os municípios brasileiros e que o suplente de deputado estadual Flaviano Monteiro não tem experiência administrativa para criticar o governo municipal.

Anônimo disse...

Reforço financeiro
Dois dias depois de anunciar a demissão em massa de 100 servidores, entre secretários municipais e cargos comissionados, a Prefeitura Municipal de Apodi recebe incremento financeiro de mais de R$ 533.264,13, referente ao depósito do 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Anônimo disse...

Veja a matéria veiculada por César Santos - Jornal DeFato.

Anônimo disse...

E pra saber administrar tem que ter sido prefeito?

Me responda prefeita????

Anônimo disse...

A cidade de Baraúna, situada na região Oeste do Rio Grande do Norte, completa dia 15 de dezembro desse ano 29 anos de emancipação política, ou seja, de independência do povo de Baraúna. Nesse período, a cidade cresceu e tornou-se uma referência da fruticultura nacional, hoje uma das principais atividades exportadoras do estado.

Anônimo disse...

Ponto negativo para a prefeita....

Anônimo disse...

tudo isso não impeda da prefeita gorete ser reeleita em 2012 os eleitores de apodi gosta de sofrimento isso fou provado com pinheiro

Anônimo disse...

quando chegar 2012 gorete de novo aguardem a população de apodi é a maior culpadp de tudo principalmente nos eleitores

Anônimo disse...

é como diz a prefeita gorete não estar nem ai ela sabe que tem seus votos certo 50%

Anônimo disse...

Uma pesquisa interna mostra que Gorete continua a frente na preferencia do eleiotor apodiense, pesquisa essa para estudo administrativo.

Anônimo disse...

Que coisa eim? Agora, acredito que aquele papel da campanha não vai sair do papel.Chega logo 2012