Você é seguidor(a) de N°

domingo, 12 de dezembro de 2010

[leia] Educação de qualidade: não é que é possível!?

São relevantes as conclusões a que se pode chegar com os resultados recém-divulgados do PISA - Programa Internacional de Avaliação de Alunos, entre elas o fato de que no Brasil as escolas públicas federais têm melhor desempenho que as particulares.

Isso mesmo: a prova, organizada pela OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico e aplicada a jovens de 15 anos a cada três anos, evidencia enorme discrepância entre as escolas públicas municipais e estaduais, as escolas públicas federais e as instituições privadas.

Se o quadro geral da educação no Brasil é ainda muito ruim é porque os dados mostram que o ensino federal tem qualidade, mas que a maior parte dos estados e municípios não faz seu dever de casa, fazendo a média geral do país despencar.

O ministro Haddad parece estar certo quando disse à Agência Brasil que “o setor público sabe oferecer boa educação, mas ainda é preciso remunerar bem o professor, investir em laboratórios e em educação integral”.

Com pontuação média de 501, num ranking de 1000 pontos, os alunos da rede pública federal brasileira superaram estudantes de países como França, Estados Unidos e Espanha.

“Acontece que a maioria dos nossos alunos estuda na rede pública estadual e municipal e estas duas redes alcançaram apenas 387 pontos [na avaliação geral]”, destacou, em seu blog, Luiz Araújo, especialista em financiamento educacional e consultor da Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

2 comentários:

Anônimo disse...

no brasil uma educação de qualidade jamais porque nos eleitores samos os maiores culpados

Anônimo disse...

Mas no Brasil tem políticos preocupados com a Educação, é só prestar atenção!