Você é seguidor(a) de N°

terça-feira, 2 de novembro de 2010

[leia] Sobre a água e a falta d'água em Apodi

A crise no abastecimento de água em Apodi merece uma atenção especial, pois, como já sabemos, a água desempenha um papel importantíssimo na vida da coletividade humana.

A água representa para a humanidade pelo menos quatro aspectos de significados importantes, são eles: transporte, geração de energia elétrica, irrigação e fonte de alimentos.

Apodi é considerada uma cidade que tem bastante água potável e até mesmo mineral, no entanto, porque acontecem esses problemas da falta de abastecimento em nossa cidade? De quem é a culpa?

A única forma de evitar um mal maior são medidas em prol da conservação ambiental, e educação, pois conduz as pessoas a uma compreensão maior do funcionamento dos sistemas naturais e habilita para a prática da conservação da natureza, evitando o desperdício e a poluição, além de instruir outras pessoas a fazerem o mesmo. Todos nós devemos colocar em prática ações que visem um uso racional da água, para isso podemos começar pela nossa própria casa, procurando buracos na tubulação de água, usando produtos biodegradáveis, não tomar banhos demorados, não deixando a água escoando quando estiver lavando a louça ou escovando os dentes ou varrendo a calçada.

Ao invés de lavar com a mangueira, mas se precisar usar a água para limpar os dejetos da calçada, use um balde com água, sabão e esfregão. Podemos também realizar ações comunitárias como comunicar a Caern local sobre possíveis vazamentos na rua, orientar os vizinhos a seguir nossos exemplos acima, procurar lavar o carro em locais que não desperdiçam a água e a reutilizam.

Além de tudo isso podemos estimular discussões sobre a poluição e o desperdício da água nas escolas, reuniões nas comunidades, com os amigos, no trabalho, etc. Cabe a cada pessoa pensar e sugerir formas de como utilizar a água adequadamente, e colocar em prática as sugestões. Vamos começar desde já!

Você já foi olhar se não tem nenhuma torneira pingando?

7 comentários:

Anônimo disse...

Atitudes simples como essa que o blog apresentou faz parte de nós seres humanos, por isso, vamos economizar a água, esse bem tão precioso para nossas vidas......

Anônimo disse...

Posta ai...

Kdê o concurso publico??????????????????????????????????????

Anônimo disse...

vergonha p/ apodi,o descaso da falta d'água.

Anônimo disse...

é impressionante as koisas de apodi..............

Anônimo disse...

Queremos águaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

sacanagem!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Изумительная идея, как долго ожидать публикацию новенького материала и вообще стоит ожидать ?