Você é seguidor(a) de N°

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

[política] Curtas

Arrancada de Marina, voto de SP e queda de Dilma na classe C levam petista a segundo turno
Com 46,91% dos votos, contra 32,61% de Serra (PSDB) e 19,33% de Marina (PV), a candidata petista Dilma Rouseff terá que enfrentar o tucano no dia 31 de agosto. Segundo análise do jornal Folha de S. Paulo (para assinantes), foram três as causas que levaram a então franca favorita à presidência ao segundo turno: a perda de votos de Dilma entre o eleitorado da classe C, o crescimento de 5,5 pontos percentuais nos últimos dez dias da candidata verde Marina e a recuperação das intenções de voto de Serra em sua base eleitoral, São Paulo, maior colégio eleitoral do país.

Dilma convoca reunião de emergência
Para definir a estratégia do segundo turno, a candidata petista Dilma Rousseff convocou uma reunião de emergência com todos os governadores e senadores eleitos e presidentes dos partidos da base aliada. De acordo com reportagem da Folha, em reunião na noite de ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os líderes do partido decidiram que a partir de hoje haverá reforço de lideranças religiosas na campanha. Para a coordenação da candidatura de Dilma, a baixa dos votos católicos e evangélicos foi considerado um dos motivos da disputa ter ido ao segundo turno, junto com o crescimento de Marina Silva (PV).

Serra terá companhia de Alckmin na campanha do segundo turno
Com 11.512.375 de votos, Geraldo Alckmin foi eleito no primeiro turno governador de São Paulo. De acordo com reportagem do Estadão, após agradecer aos “companheiros de São Paulo e do Brasil”, em reverência à militância do PSDB, Alckmin disse que percorrerá o Brasil ao lado do presidenciável tucano José Serra durante o segundo turno. “E queria agradecer, feliz, pelo Serra, que foi para o 2.º turno e nós vamos, a partir de hoje, ajudá-lo a percorrer o Brasil, ajudá-lo nesse 2.º turno. Estamos unidos por São Paulo e pelo Brasil.”

Marina ainda não declara apoio para segundo turno
Superando expectativas, a candidata do PV Marina Silva ultrapassou os 19 milhões de votos e registrou quase 20% dos válidos. Fortalecida como alternativa à polarização entre PT e PSDB, Marina agradeceu aos eleitores e já começa a pensar numa nova candidatura com mais chances para 2014. De acordo com reportagem da Folha, até o momento Marina ainda não havia aparecido publicamente para anunciar sua posição no segundo turno. A expectativa era de que ela confirmasse a opção pela neutralidade, sem declarar apoio a Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB).

Tiririca e Garotinho foram os candidatos a deputado federal mais votados no país
Dois candidatos do PR foram os mais votados na disputa por um vaga na Câmara dos Deputados: o palhaço Tiririca, por São Paulo, e o ex-governador do Rio Anthony Garotinho. De acordo com dados divulgados pela Folha (para assinantes), com 99,9% das urnas de São Paulo apuradas, Tiririca tinha 1,353 milhão de votos, número próximo ao recorde nacional, que é de Enéas Carneiro (Prona-SP) -1,57 milhão de votos em 2002. Em seguida vinha o ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ), com 694 mil votos dentre as 99,8% urnas apuradas.

Nenhum comentário: