Você é seguidor(a) de N°

terça-feira, 12 de outubro de 2010

[leia] Greve dos Bancos afeta comércio no Oeste

As instituições ligadas aos comerciantes das duas principais cidades do Alto Oeste Potiguar informaram ontem que a greve dos bancários, que chega ao seu décimo quarto dia hoje, já está prejudicando as vendas nos comércios, especialmente ontem, quando esperavam grande movimentação de pessoas procurando presentes para as crianças.

Em Apodi, segundo o presidente do Clube de Diretores Lojistas (CDL), Rosivan Duarte, a greve dos bancos fez reduzir o volume de dinheiro em circulação no comércio, derrubando as vendas. "O impacto maior é devido à falta de crédito", destaca Rosivan Duarte. O município de Apodi tem mais de 36 mil habitantes e polariza outros cinco: Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú e Caraúbas.

Já no município de Pau dos Ferros, que tem 28 mil habitantes e polariza outras 36 cidades do Rio Grande do Norte e cerca de 10 dos estados da Paraíba e do Ceará, a questão é ainda mais grave. As principais reclamações foram registradas ontem pelos comerciantes da cidade. O contador Júnior Mota disse que já está havendo queda nas vendas, principalmente para quem trabalha com cheque. "As movimentações estão restritas a caixas eletrônicos", diz o contador.

De acordo com o jornal DeFato. O presidente do Sindicato dos Bancários de Mossoró, que também engloba a região Oeste, Anchieta Medeiros, destacou que a greve dos bancários no Oeste parou as atividades do Banco do Brasil e Caixa Econômica. O Banco do Nordeste do Brasil está funcionando nas principais cidades, como Apodi e Pau dos Ferros. "Mas se não houver uma proposta à altura da exigência da categoria, os servidores do BNB também estão prontos para parar", diz Anchieta Medeiros.

O Comando Nacional dos Bancários retomou as negociações ontem, às 11h, em São Paulo. A Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), após a rejeição da proposta apresentada sábado, nesta segunda apresentou uma nova proposta. No final do dia, a informação será repassada aos sindicatos da categoria espalhados pelo País para deliberar sobre a nova proposta, a partir de sugestão do Banco do Brasil e da Caixa Econômica.

MAIOR GREVE

Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), o país conta com 19.830 agências bancárias. De acordo com a Contraf, essa é a maior greve da categoria bancária nos últimos 20 anos, já que na quinta-feira (7) 8,28 mil agências ficaram fechadas. E este número tende a aumentar durante esta semana, conforme o presidente do Sindicato da categoria.

Nenhum comentário: