Você é seguidor(a) de N°

domingo, 24 de outubro de 2010

[leia] Democracia ameaçada em Apodi

Todos sabem que ser político não é fácil, pois exige dedicação, tempo e, acima de tudo, espírito público, além de vocação de servir ao próximo. Sabemos também que são poucos os políticos com essas características, por isso, a política vem se transformando em um negócio em Apodi, pois muitos entram para adquirir status e não para trabalhar pela melhoria de vida da população.

Daí, a importância de haver uma mudança brusca no atual sistema político brasileiro, digo isso porque estamos perdendo o verdadeiro objetivo do que é a política em função da força financeira está superando propostas e realizações.

Esta eleição mostrou que apenas uma minoria das pessoas votou em candidato que tem trabalho e apresentou propostas concretas para melhorar a vida da coletividade. Essa constatação foi vista no período eleitoral em que pouquíssimas pessoas se interessaram em acompanhar os programas de rádios e TV onde eram discutidos os temas mais importantes.

O grande problema disso tudo está no nosso sistema que permite que os candidatos sejam mais fortes do que os partidos, por este motivo as pessoas não se ligam muito em conteúdo programático nem em propostas de governo que eles apresentam, passando a votar no candidato, esquecendo completamente os partidos, o que é muito negativo para a nossa democracia.

A saída será executar uma reforma política que proíba definitivamente o financiamento de campanha pela iniciativa privada, passando para o poder público essa missão, destinando valores em igualdade para todos os partidos; acabar com as coligações que promovem uma verdadeira "salada" em todos os níveis, evitando que candidato A ou B possa usufruir de votos de um lado e do outro para se eleger; aumentar a fiscalização visando coibir mais a compra de votos existente, buscando reduzir a corrupção eleitoral com punições mais rígidas tanto para os candidatos quanto para os eleitores que alimentam essa cadeia; e outras medidas preventivas que possam reduzir as distorções e tornar o pleito mais igualitário, preservando as ideias em detrimento do potencial financeiro de cada candidato.

O certo é que se nada for feito teremos uma democracia ameaçada pelo poder econômico, cujos destinos da nação sempre estarão a cargo do capital financeiro de cada cidadão, já que fica muito difícil manter as representações de classes em pé de igualdade, o que compromete muito o futuro do Apodi e do país.

Adicione seu Comentário. Contato do Blog: janio_eduardo@hotmail.com

4 comentários:

Anônimo disse...

sem sombra de dúvida, mas mesmo assim Apodi tá amadurecendo política, graças ao prof. Flaviano.

Anônimo disse...

nosso paiseco so vai melhorar com a reforma política!!!

Anônimo disse...

Apodi vai ser diferente em 2012!!

Cláudio.

Anônimo disse...

QNDO CHEGAR EM 2012 TODOS VÃO SE VENDER DE NOVO...