Você é seguidor(a) de N°

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

[leia] DEM e PMDB podem criar um superpartido

Deu no Observador Político, de Juliska Azevedo

O assunto veio à tona em nota da colunista Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo, na qual ela informa que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) está avançando nas negociações pela fusão e que almoçou há alguns dias com o ex-deputado Moreira Franco (PMDB/RJ) para tratar do assunto.

Moreira, na verdade, seria um emissário de Michel Temer (PMDB/SP), candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff.

A novidade trazida à tona não é surpresa para peemedebistas e democratas locais. A fusão já vem sendo discutida desde o primeiro semestre, e teria como objetivo criar um superpartido de centro para fazer frente ao crescimento da esquerda – que tenderá a ficar ainda mais corpulenta se configurada a vitória de Dilma Rousseff no próximo domingo.

Para a fusão, não haveria necessidade de se esperar uma “janela” do TSE autorizando a troca de partido, porque as migrações podem ser feitas aos olhos da justiça na hipótese de uma das legendas ser extinta, o que ocorreria com o DEM, se confirmada a fusão.

No RN, o novo partido teria, de cara, a governadora, os três senadores e uma bancada federal com três integrantes. O PMDB, que já tem a maior bancada na Assembleia, passaria a ter 8 deputados estaduais.

Nenhum comentário: