Você é seguidor(a) de N°

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

[leia] Analisando as pesquisas

Ibope em alta
O Ibope saiu do primeiro turno das eleições em alta, com pesquisas realizadas nos 26 estados e no Distrito Federal apresentando alto índice de acerto nos resultados. O levantamento feito pelo próprio instituto aponta corretamente o resultado de 98% das candidaturas ao governo e de 95% ao Senado. Nas pesquisas de boca de urna realizadas em 18 estados, o Ibope teve 97% de acerto, inclusive, previu o segundo turno na corrida presidencial.

Na mosca
No Rio Grande do Norte, o Ibope também foi preciso. A última pesquisa divulgada a dois dias das eleições, apontou a vitória de Rosalba Ciarlini (DEM) com 54% dos votos válidos, ela teve quase 53%, e antecipou a vitória folgada dos senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM), nessa ordem, sobre Wilma de Faria (PSB).

Enquanto isso...
Os institutos do RN saíram menores das eleições. Consult arriscou só uma sondagem, mostrando Wilma próxima de Agripino. O Perfil, em duas sondagens, diminuiu a intenção de votos de Rosalba Ciarlini. E o Start, um desastre, o único que previu o segundo turno.

Nenhum comentário: