Você é seguidor(a) de N°

sábado, 23 de outubro de 2010

[espaço do leitor] Acorda Brasil

Nos últimos dias a nossa temática não é outra. No trabalho, em casa, nos cartazes, nas favelas, emails, coberturas e quase todos os lugares, estamos lendo, escrevendo, discutindo sobre política. Não é para menos, estamos a poucos dias da nossa próxima missão enquanto cidadãos.

O que me preocupa não é o pleito em si, mas a forma como ele vem sendo tratado. Já no primeiro turno, tivemos uma verdadeira campanha desequilibrada em se tratando do nível presidencial. São atitudes cada vez mais pobres. Não estamos querendo pessoas que dizem que podem fazer isso ou aquilo. Queremos alguém que traga “ordem e progresso” para esse país.

Na verdade, o que estamos presenciando é uma briga entre o PSDB e o PT. Parece uma briga de egos. Os dois partidos estão em verdadeiro clima de guerra.

Não podemos dizer que estamos vendo a prática da democracia, uma vez que, não acredito que ser obrigado a votar para não ser um cidadão excluído da sociedade seja democrático.

Existe uma verdadeira apelação desde o primeiro turno, que se não fossem as participações de Plínio e Marina, teria sido triste. Os presidenciáveis Serra e Dilma não tiveram uma postura firme e coragem para (de)bater de frente um com o outro e tentaram de forma flácida usar os outros para demonstrar suas estratégias políticas.

Hoje os candidatos simulam agressões, levam nomes como Silas Malafaia (Serra), homem totalmente contraditório, Chico Buarque (Dilma) na tentativa de ganharem votos de grupos ainda indecisos.
Os temas usados já foram os mais absurdos: legalização do aborto, promessas de não privatização, criação de mais escolas, hospitais, pré-sal, aumento salarial, vida boa de forma geral.

Esqueceram apenas de colocar os pés no chão. Para começo de conversa, para resolver os problemas da população, temos que destruir o sistema capitalista, coisa que não vai acontecer. Criar escolas, hospitais e afins é o mínimo para quem deseja ficar quatro anos na presidência.

A verdade é que depois de votar, você, eleitor vai perder o valor que só terá até sair da escola onde vai apertar aquele botão verde de confirma. Estão enchendo os emails de mensagens sobre quem é o melhor candidato e etc. Pouco me importa em quem você vai votar porque isso é um problema seu, é problema mesmo. Os candidatos parecem que estão se candidatando a emprego, na verdade, já pediram para checar os currículos.

Alguém foi até a TV e falou que era um absurdo o que tinha acabado de acontecer: uma agressão ao candidato tucano. O mesmo demonstrava-se preocupado com a imagem que o país passaria no exterior. E quem disse que o Brasil tem importância para algumas nações do globo? Para muitos, nós não passamos de macacos que passam o dia comendo banana e pelados na praia. Sem mencionar nossa capital: Buenos Aires.

Acorda Brasil, o voto é algo valioso e deve ser usado com responsabilidade. Ainda vejo gente usando o voto casado, que coisa mais sem fundamento! Ainda tem gente achando que Lula é candidato. Onde está a ordem na nossa política? E o progresso nas propagandas eleitorais?

Ainda chamam nosso país de democrático. Democrática é a França, aonde o povo historicamente vai às ruas para reivindicar melhorias. Deveríamos escolher, não só os presidentes, mas também os possíveis presidenciáveis, mas os partidos são fracos e só agem particularmente em beneficio de uns poucos e não da população que os elege. Acorda Brasil.


por Bruno Coriolano

2 comentários:

Valdecy Alves disse...

Olá, amigo blogueiro,
Leia poesia que reafirma a vida como um bem cósmico, propriedade de ninguém, acessando meu blog:
http://valdecyalves.blogspot.com/2010/10/poesia-da-afirmacao-da-vida.html

Leia também a penúltima matéria. Vc sabia que já existiu campo de concentração no Brasil. Ver em:
http://valdecyalves.blogspot.com/2010/10/caminhada-da-seca-de-senador-pompeu-em.html

Anônimo disse...

Concordo plenamennte com vc Bruno,pois o que vc escreveu é a mais pura realidade,é triste que isso esteja acontecendo em nosso País.