Você é seguidor(a) de N°

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

[descaso] Moradores de Apodi reclamam que a coleta do lixo não é suficiente

O município de Apodi, a segunda maior cidade da região Oeste do RN também carece de uma estrutura adequada quando o assunto refere-se à coleta de lixo e pavimentação. Em vários locais da cidade, os terrenos baldios servem de depósito de lixo e entulho, como sinal da falta de contêineres e o recolhimento do lixo nas ruas e bairros da cidade. É muito comum encontrar, por diversas vezes e em locais espalhados, muito lixo. Quando não há coleta, os catadores aproveitam para retirar o sustento.

"Não sei como é feito o recolhimento, mas isso é apenas um serviço que precisa ser melhorado. Pago o IPTU dessa casa. Para onde vai esse dinheiro todo? Falta uma prestação de contas", destaca uma moradora do bairro Bico Torto. Assim como ela, outros proprietários também reclamam que Apodi tem mantido, por muito tempo, uma estrutura que não mais condiz com o desenvolvimento urbanístico.

Ouvindo um programa de rádio local ontem, os ouvintes ligavam reclamando da falta do transporte do lixo e os pedidos eram para que o carro do lixo passasse recolhendo com mais frequência, em todos os bairros da cidade. A reclamação é geral por parte dos moradores dos bairros mais afastados, como também do centro da cidade.

A falta de saneamento básico também é apontado por uma moradora que preferiu não se identificar, como um problema a ser resolvido com mais cautela e urgência, por se tratar "de um caso de saúde pública". Para a moradora, a lógica das administrações municipais deveriam reverter o dinheiro pago com os impostos municipais em melhorias para a população. "Mas isso não acontece em nossa cidade. É sempre a mesma situação de lixo, de esgoto e de ruas suas, comentaram os ouvintes da rádio.

"Caso haja algum problema, os moradores devem comunicar à Prefeitura sobre essa situação para que possamos resolver e melhorar a coleta de lixo". Todo o serviço é realizado pela Secretaria de Urbanismo. Mesmo com os dias regulares, o lixo localizado nos terrenos baldios não é retirado.

O caminhão do lixo pode até vir, mas não recolhe tudo. Tem lado em que a limpeza funciona, mas pro nosso lado fica tudo sujo. Entra prefeito e sai prefeito e nada muda em Apodi. A coleta do lixo e as ruas sempre ficam a desejar, reclamam até moradores de cidades vizinhas a este blogueiro.

****** *****
O ApoDiário está a disposição do secretário de urbanismo. Caso queira entrar em contato com blog envie sua resposta para o e-mail: janio_eduardo@hotmail.com

Nenhum comentário: