Você é seguidor(a) de N°

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

[leia] Arranjo Institucional vai discutir projeto de irrigação da Chapada

Depois do encontro realizado semana passada na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, para tratar do projeto de Irrigação das Águas da Barragem de Santa Cruz para Chapada, novo encontro ficou agendado para hoje, desta vez em Natal, para aprofundar o debate que tanto interessa aos agricultores da região.

De acordo com o jornal Correio da Tarde. O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), órgão responsável pela obra, até o momento não fez qualquer tipo de apresentação do projeto à população apodiense, o que tem gerado grande inquietação junto aos agricultores da Chapada do Apodi. De acordo com produtores rurais da região, existem rumores de que alguns moradores poderão ser desapropriados, e isso tem gerado grande desconforto no povo daquela comunidade.

Foi pensando nisso que algumas entidades representativas, como o STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e o Sindicato Patronal Rural de Apodi procuraram o DNOCS para obter maiores informações. A sugestão era de que o órgão fosse até Apodi e apresentasse o projeto à sociedade interessada no assunto, mas isso não ocorreu. A entidade, presidida pelo ex-deputado estadual Elias Fernandes, não teria mostrado interesse na discussão do problema.

Por iniciativa do STR, Sindicato Patronal e CDL, juntamente com o apoio de empresários locais, houve reunião com diversos órgãos, como Banco do Nordeste, Banco do Brasil, STR, Sindicato Rural, CDL, FCDL, Fórum da Juventude, Cooperativa da Agricultura Familiar, IFRN, além do empresário Terceiro Melo, do Grupo T. Melo.

Dessa reunião ficou definido o surgimento de um Arranjo Institucional que já começou a dar resultados. A ideia é juntar as Federações de cada segmento envolvido neste processo, e nesse sentido, já foi feita uma articulação em nível estadual para esse encontro que aconteceu hoje em Natal.

O objetivo final é provocar um Seminário para discutir a obra. "Não queremos que ocorra aqui o que houve em Assu e no Cabeça Preta, no Estado do Ceará, onde a agricultura familiar foi desprestigiada, dando vez ao agronegócio onde só os grandes tiveram vez", disse Francisco Edilson Neto, presidente do STR.

Edilson recebeu apoio de Evandi de Souza, presidente do Sindicato patronal. "Já expomos ao DNOCS toda a problemática que este projeto está gerando. Infelizmente, a FAERN não obteve resposta. O DNOCS parece que não quer discutir. Estamos aqui para procurar assegurar que os produtores de Apodi e a população em geral não tenham prejuízo com a realização desse projeto", disse Evandi Souza.

Nenhum comentário: