Você é seguidor(a) de N°

sexta-feira, 2 de julho de 2010

[eleição] Apodi respira política

Já que passou o tradicional São João e a agora a desclassificação da Seleção Brasileira na Copa da África, a cidade de Apodi vai respirar política, toda eleição em solo apodiense seja ela pra prefeito ou governador é sempre marcada por uma grande disputa voto a voto, principalmente em relação aos candidatos apodienses que estão tentando uma vaga na Assembleia Legislativa.

O Poder Executivo da cidade de Apodi é representado pelo prefeito(a) e seu gabinete de secretários, seguindo o modelo proposto pela Constituição Federal. A Lei Orgânica do Município determina que a ação administrativa do Poder Executivo será organizada segundo os critérios de descentralização, regionalização e participação popular. (Alguém participou).

O Poder Legislativo é representado pela câmara municipal, composta por 9 vereadores eleitos para cargos de quatro anos (em observância ao disposto no artigo 29 da Constituição). Cabe a casa elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao Executivo. Uma atribuição importante da câmara municipal é votar e aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA) elaborado pelo Executivo seguindo as diretrizes da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e os objetivos e metas propostas no Plano Plurianual (PPA). Devido ao poder de veto do prefeito, em períodos de conflito entre o Executivo e o Legislativo, o processo de votação deste tipo de lei costuma gerar bastante polêmica.

Nenhum comentário: