Você é seguidor(a) de N°

quarta-feira, 23 de junho de 2010

[viva são joão batista] Procissão de São João Batista encerrará festejo religioso em Apodi

A Comunidade católica apodiense realizará a tradicional procissão de encerramento dos festejos do padroeiro da cidade São João Batista que teve dez dias de festa religiosa e social na cidade.

A população e vários outros fiéis que visitam Apodi neste período, que também é conhecido como uma data de reencontro de familiares e amigos, passaram por vários bairros e ruas da cidade, louvando e rezando com a imagem de São João Batista, marcando assim o final dos festejos religiosos que foi acompanhado de perto por Padre Theodoro Johannes Franciscus Snijders que deixara depois de 27 anos de atuação a Paróquia de Apodi e retornará para o seu país de origem a Holanda.

Os apodienses comemoram de 15 a 24 de junho os festejos em comemoração ao padroeiro da cidade, São João Batista, cujo tema foi “Com São João preparar o caminho para o senhor”.

No campo religioso todas às noites acontecem missas, novenas e no final dos festejos a tradicional procissão de São João Batista pelas ruas da cidade.

Já a programação social consta a realização de vários shows na Praça Getúlio Vargas com as bandas Forrozão Arretado, Circuito Musical, Forró NaPisada, Banda Bakulejo e Forró Diferente.

Em Apodi já é tradição durante a festividade religiosa os fiéis do padroeiro acompanhar piamente as missas e novenas cuja organização foi divida entre as pastorais, secretarias e membros da sociedade organizada apodiense. Nesse período o município também recebe a visita dos seus filhos que moram em outras cidades, outros estados.

A parte social conta com o total apoio da Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Turismo e Cultura garantiu a contratação de bandas e o curso de apresentações de quadrilhas estilizadas de Apodi e toda a região do Médio e Alto Oeste potiguar.

AUTORIDADES – A ex-governadora Wilma de Faria, deputado estadual Gustavo Carvalho e a prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto e vários outros nomes da política potiguar já confirmaram presença na procissão.

Festejo contará com despedida de padre holandês

Um fato que marcará o festejo do padroeiro de Apodi em 2010 se volta para a despedida do padre da cidade, o holandês Theodoro Johannes Franciscus Snijders.

O pároco, que chegou a Apodi no dia 22 de agosto de 1983, assumindo a Paróquia de Apodi, que inclusive é detentora de dois padroeiros São João Batista e Nossa Senhora da Conceição, terminou se apaixonando pela cidade.

Este ano completa 27 anos de atuação, mas para a tristeza da população apodiense o padre Theodoro Johannes Franciscus Snijders está deixando o Brasil e retornando para sua cidade, Helmond, na Holanda.

De acordo com a prefeita da cidade de Apodi, Goreti Silveira Pinto, a comunidade católica apodiense é muito fervorosa, trabalha pela Igreja, são pessoas ligadas de uma longa caminhada, que passaram sua fé para os filhos, que hoje dão continuidade a essa festa, que a cada ano tem crescido.

O ponto alto dos festejos de São João Batista acontece no dia 24 com a festa do padroeiro, as comemorações começam logo pela manhã com tocar do sino e fogos de artifício e à tarde a procissão com a imagem do santo, seguida da benção do Santíssimo Sacramento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vai deixar saudades!!

Katy